Engender
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projeto

ENGENDER - Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal

Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.ª PTDC/SOC-ASO/7173/2020) e decorre entre 25 de março de 2021 e 24 de março de 2024.

Estas são algumas das questões que o Projeto ENGENDER procura responder.

Partindo de um modelo teórico e analítico que leva em conta as mudanças sociais e políticas que estão a alterar radicalmente as condições do trabalho académico (globalização neoliberal dos sistemas educativos; estabelecimento da produtividade como critério central para medir o desempenho individual; fomento da hiperespecialização e disciplinarização; consolidação dos estudos LGBTQIA+; etc.), o projeto propõe realizar um mapeamento do lugar dos EMGF nas Universidade Públicas do país, conhecendo as posturas teórico-epistemológicas, metodológicas e profissionais dos seus diferentes atores e refletindo criticamente sobre o atual estado da integração deste campo de estudos na Academia portuguesa.

O estudo está estruturado em torno de três eixos analíticos:
  • Caracterização da integração do EMGF nos curricula e práticas pedagógicas nas UPP.

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  • Grau de integração da perspectiva de género na investigação e perceções sobre a sua valorização.

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  • Políticas públicas e institucionais.

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