Engender

Seminário “Impacto da pandemia no trabalho docente, numa perspetiva de género: perceções de docentes e de estudantes do Ensino Superior”

Apresentação de resultados do Projeto Pandemia e Academia em Casa (FCT 077/2020)

Virgínia Ferreira é Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES-UC). Socióloga. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários processos e estruturas sociais, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Diretora da revista ex æquo (SCIELO e SCOPUS); Projetos em curso como Principal Investigadora: ENGENDER – Os estudos sobre as Mulheres/de Género/Feministas na academia em Portugal; Pandemia e Academia em casa: que efeitos no ensino, investigação e carreira no sistema de ensino e de investigação em Portugal. O trabalho publicado inclui artigos e ensaios em revistas e coleções nacionais e internacionais.

Mónica Lopes é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. As políticas públicas de género e o modo como as relações de género se expressam em múltiplos processos e estruturas sociais têm constituído eixos centrais do seu trabalho, tendo participado, desde 2002, em diversos projetos de investigação, de investigação-ação e de avaliação neste domínio. Os seus interesses mais recentes centram-se nas políticas, instrumentos e práticas de mainstreaming de género a diferentes níveis e em diferentes áreas e contextos institucionais, nomeadamente em contexto académico. Atualmente é coordenadora local do projeto Europeu SUPERA – ‘Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia’, é responsável pela revisão científica do projeto GendER@UC EEAGrants e co-PI do projeto “ENGENDER – Mainstreaming de género nos curricula e práticas pedagógicas nas Universidades Púbicas em Portugal”.

Caynnã Santos é Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra, mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo e licenciado também pela USP. Atualmente, integra o projeto financiado pela FCT “ENGENDER: Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal” no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido sua investigação e publicado nas áreas de Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia das relações de género, teorias feministas pós-estruturalistas, pedagogias culturais de género e novas perspetivas feministas sobre o corpo.

Cristina C. Vieira é Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde é Professora Associada. Tem mais de três décadas de experiência de docência universitária, na área das metodologias de investigação científica. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Integra a Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Faz parte do Conselho Nacional de Educação como representante das organizações não-governamentais de mulheres (ONGM). Participa com regularidade com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.

Tipo: “Seminário”
Evento: Seminário “Impacto da pandemia no trabalho docente, numa perspetiva de género: perceções de docentes e de estudantes do ensino superior”
Organização: CES-UC e CEAD-UAlg
Data: 03 novembro de 2021