Engender

Apesar da expansão da área nas duas últimas décadas, e do clima público de aceitação e reconhecimento da importância do género como objeto em muitas disciplinas e instituições, a análise sistemática recente da incorporação dos Estudos sobre Mulheres, de Género e Feministas (EMGF) nos currículos do ensino superior (ES) em Portugal conduzida no âmbito do ENGENDER revelou o caráter ainda incipiente, acessório e precário deste campo de estudos na estrutura curricular no país. Um modelo de ensino que não reconhece as múltiplas formas como conceções de género influenciam, por exemplo, o ambiente de sala de aula, as interações entre discentes (e entre estes/as e docentes) e o próprio currículo, contribui ativamente para a perpetuação de tais assimetrias, a partir da reprodução (in)consciente de enviesamentos e estereótipos de género nas práticas pedagógicas. A ausência de uma perspetiva de género perpetua um modelo de ensino gender-blind cujos efeitos sobre a formação das/os estudantes são profundos e marcadamente negativos ao nível académico, profissional e humano.

 

A Escola de Boas práticas ENGENDER pretende sensibilizar e capacitar docentes do ensino superior para a incorporação da perspetiva de género na sua prática docente através de abordagens práticas e interativas, constituindo-se como uma oportunidade para identificar e refletir criticamente sobre os preconceitos e estereótipos, frequentemente inconscientes, reproduzidos na prática pedagógica, e mantidos inquestionáveis devido à falta de espaços de desenvolvimento profissional em meio académico.

Tipo: Formação Avançada
Evento: Práticas Pedagógicas para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior
Data: 23-24 de abril | 8 de maio || 2024
Local: Hotel Ibis (Coimbra) + Online

 

 

Condições de participação:

– Inscrições gratuitas;

– Almoços dos dias 23 e 24 de abril gratuitos;

– Certificado de participação (80% de presenças)

 

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